Quais são os benefícios da criptomoeda e que problema elas resolvem?


A nova revolução digital do dinheiro. A criptomoeda tem muitos benefícios atraentes. Parte disso é graças à tecnologia blockchain mencionada anteriormente.

É um processo rigorosamente monitorado com transação e controle criptografados.

Uma rápida história do dinheiro. Desde o início dos tempos humanos, as pessoas usam algo escasso como fonte de valor. No início, eles costumavam trocar um objeto por outro. Mas como você pode comprar uma vaca se você só tem duas galinhas? Uma terceira entidade foi necessário, então eles usaram a mais escassa das conchas. Então vieram moedas feitas de metais preciosos. No início, as moedas não tinham um valor estampado nelas, em vez disso, as moedas eram pesadas. Só mais tarde um valor real foi carimbado na moeda.

Em seguida, foi o papel-moeda lastreado em metais preciosos, por exemplo. Ouro. A ideia era que você poderia literalmente entrar em um banco e pedir em notas o equivalente em ouro. Em seguida, o papel foi retirado do Gold Standard e não foi apoiado por qualquer coisa, permitindo que a impressão de dinheiro floresça. Este é o atual dinheiro.

O problema é que o dinheiro fiduciário não é escasso. Mais dinheiro pode ser impresso e então a cada ano vale cada vez menos. A única reserva de valor que mantém seu valor é ouro. Mas o ouro não é fácil de armazenar, não é fácil de subdividir e não é fácil para transportar.

A escassez é uma parte essencial das criptomoedas. Pegue a maior, Bitcoin, por exemplo. Como já foi dito, apenas 21 milhões serão feitas, então a escassez faz parte do sistema.

1. Sem envolvimento de terceiros

Há sempre um processo pelo qual você passa ao usar o dinheiro tradicional para comprar você mesmo uma nova propriedade, montar seu próprio negócio ou comprar um carro novo etc. de uma forma ou de outra, o processo ira requer o envolvimento de terceiros. Nós estamos falando de advogados, proprietários e alguns outros fatores externos, como atrasos, documentação, taxas extras etc. Isso em geral consumirá tempo desnecessário, dinheiro e energia a ponto de desistir em alguns casos.

Recentemente, eu queria enviar algum dinheiro para os EUA. Para fazer isso, eu tive que pegar o telefone e ligar para o meu banco. Eu estava preso em uma fila ouvindo música por mais de oito minutos apenas para iniciar o processo. Fui então cobrado pelo envio o dinheiro mais uma taxa de câmbio extorsiva que não se assemelhava a taxa real. Finalmente, como a transação foi feita por meio de algo chamado banco intermediário, me disseram que eles provavelmente me cobrariam também, embora eles não pudessem me dizer quanto. O dinheiro, disseram-me, estaria lá dentro de 3-5 dias úteis. Uma vez que era uma grande quantidade de dinheiro, tudo provavelmente me custou mais de US$ 200 se você incluir o spread de câmbio, talvez mais. Eu concordei com tudo porque, bem, eu não tinha muitas alternativas.

Com criptos, posso enviar Bitcoins diretamente para a outra pessoa do meu computador para o deles online, em 10 minutos. Não há propagação, não há taxa de câmbio (Forex), intermediários etc. E a coisa toda pode custar me $10 no máximo. Portanto, se você deseja economizar muito tempo e dinheiro, as criptomoedas são o caminho a percorrer.

Em suma, você está no controle de seu próprio dinheiro usando criptomoeda. Isto é o que chamamos de sistema “descentralizado”. É possível pagar e receber dinheiro em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Suas transações são praticamente imunes a qualquer influência do seu Governo, com taxas de processamento, evitando assim que os usuários tenham que pagar taxas extras de bancos ou quaisquer instituições financeiras.

Agora imagine isso em TODAS as partes da sociedade – desde contratos legais entre duas empresas para enviar dinheiro em todo o mundo; de manter dinheiro em depósito ao comprar uma casa com pagamentos online. Basicamente, em qualquer lugar onde atualmente haja um 'intermediário' está: Primeiro Diminuindo a velocidade ou segundo a tornando mais cara.

2. Menor risco do que as moedas tradicionais

Hoje em dia, a maioria das pessoas raramente tem seu dinheiro em sua posse. Em vez disso, eles têm uma variedade de cartões de crédito, cartões de débito e outros cartões de pagamento disponíveis como método de pagamento. Não há nada de errado com isso, no entanto, se a conexão da loja com o servidor for desconectada ou máquina está fora de serviço, e você não possui nenhum dinheiro, você não pode pagar. Ao usar seu cartão, você está dando ao destinatário final acesso ao seu crédito total. Não importa quão pequeno seja o valor da transação, o fato de você estar dando a alguém seu cartão para ter acesso à sua conta já é um formulário de ‘violação’. A maior parte dessa 'violação' é considerada segura hoje em dia usando diferentes medidas de segurança como 'PIN habilitado' ou outros métodos. Em seguida, a loja inicia pagamento "puxando" o valor designado de sua conta usando as informações fornecidas em seu cartão. A criptomoeda não funciona dessa maneira. Em vez de um mecanismo 'puxar', ele “empurra” a quantia que precisa ser paga ou recebida para outros detentores de criptomoedas sem necessidade de mais informações. Os pagamentos são possíveis sem que suas informações pessoais estejam vinculadas a você ou à transação. Sua conta pode ser copiada e criptografada para garantir a segurança do seu dinheiro. Ao permitir que os usuários controlem suas transações, ajuda a manter Bitcoin, Ether ou outras criptomoedas maiores seguras para na rede.


3. Proteção contra fraude

Muitas vezes ouvimos falar de casos em que o cartão de pagamento de alguém está sendo usado por outros usuários, mas não o proprietário. Ao entrar em contato com o emissor do serviço de seu cartão, descobre-se que o cartão fez certas transações sem o seu consentimento. Isso é o que chamamos de fraude. Na maioria das vezes, os autores desses casos de fraude escapam do crime porque não é fácil rastrear a fraude até ao criminoso. O que ainda é até mais difícil é chamar a atenção dos aplicadores da lei para lançar uma investigação.

No entanto, a criptomoeda não é viável para ser usada para fraudes. Devido ao fato de que suas informações pessoais são mantidas escondidas de olhares indiscretos, isso protege você contra roubo de identidade. Lembre-se, a criptomoeda é uma forma de dinheiro digital, criada a partir de código. As criptomoedas individuais são, como mencionado, digitais e não podem ser falsificadas pelos remetentes. Como as transações não podem ser revertidas, elas não carregam consigo nenhuma informação pessoal. Isso garante a segurança e os comerciantes são protegidos de quaisquer perdas potenciais que possam ocorrer em casos de fraude. É muito difícil trapacear usando essas criptomoedas devido à sua descentralização no sistema e o sistema blockchain existente. E não pode ser manipulado por qualquer pessoa ou qualquer organização graças à sua segurança criptográfica. Todos computadores têm uma cópia de todas as transações e os computadores estão continuamente conversando entre si. Esta é a maneira mais segura de fazê-lo, pois não se pode invadir e fazer alterações.

Se alguém quisesse invadir o blockchain, estaria desperdiçando seu tempo invadindo apenas um ou alguns computadores, uma vez que a informação na maioria dos computadores sempre vence. Então, para invadir, eles teriam que hackear 51% dos computadores ao redor do mundo que compõem a blockchain para fazer uma mudança. O poder computacional necessário para fazer isso é proibitivo.

Também levaria algum tempo. A blockchain atualiza seus dados a cada poucos minutos, dando a um possível hacker uma janela de alguns minutos para invadir antes de tudo ser redefinido. Depois disso, eles teriam que começar de novo. Então não apenas eles teriam que invadir 51% dos milhares de computadores ao redor o mundo que compõem o blockchain, mas eles também teriam apenas uma janela de alguns minutos para fazê-lo.

4. Universalidade

Ao longo do histórico de pagamentos, as nações do mundo tiveram suas diferenças nos métodos de pagamentos. Tínhamos sistemas de troca, ou troca de bens monetários. Isto foi até que os comerciantes visitaram outros países que descobriram como negociar itens entre si. Graças a várias inovações e desenvolvimentos, agora temos vários métodos para negociar e trocar dinheiro em todo o mundo. Mas mesmo com todas as atualizações, ainda estamos tendo problemas para fazer transações em todo o mundo.

Há sempre problemas de moeda, autorizações, métodos de pagamento inaceitáveis ​​e alguns outros problemas variados experimentados por empresários ou viajantes no exterior.

O fato é que nem todos os países têm procedimentos financeiros semelhantes. Seu cartão ou moeda pode não ser aceite por outros países e isso é um grande revés para algumas pessoas. Por exemplo, a maioria dos serviços bancários on-line, pagamentos ou sistemas de caixa requer taxas de processamento adicionais para seu serviço. No entanto, as criptomoedas não estão vinculadas a nenhuma das taxas de câmbio, encargos de transação, as taxas de juros ou quaisquer outras taxas aplicadas por quaisquer países. Eles podem ser usados ​​a qualquer hora, em qualquer parte do mundo, sem experimentar quaisquer problemas. Também economiza muito do seu tempo e dinheiro, reduzindo gastos adicionais em transferência de dinheiro de e para vários países. Isso significa que a criptomoeda opera em uma plataforma internacional que por sua vez torna transações mais fáceis do que o seu meio bancário para transferências.

As criptomoedas têm três propriedades importantes:

1. Propriedade Transacional

A transação de criptomoeda é rápida e global. As transações são propagadas imediatamente na rede e são confirmadas em minutos. Como as transações são gerenciadas por uma rede global de computadores, elas não levam em conta a sua localização física. É possível enviar sua criptomoeda para alguém em sua vizinhança, ou mesmo se eles estiverem vivendo no outro lado do mundo.

2. Propriedades Monetárias

Algumas pessoas querem usar o ouro como um valor monetário. No entanto, não é fácil armazenar, não é fácil subdividir e não é fácil enviar. Por ser pesado, enviá-lo também seria caro. Criptomoedas podem ser vistas como ouro digital porque são fáceis de armazenar, fáceis de subdividir, fáceis de enviar e transportar e menos dispendioso. As moedas estão em oferta controlada; assim, há uma grande chance de que o valor das moedas valorizem ao longo do tempo. Como mencionado anteriormente, o Bitcoin chegará de alguma forma ao seu número final em algum lugar em 2140.

3. Propriedade revolucionária

Você tem mais controle sobre o que está acontecendo em sua conta e como o sistema funciona e opera. Isso se deve à rede descentralizada de peers que mantém um consenso sobre os saldos das contas e as transações realizadas. Como em comparação com sua conta bancária física, que pode ser alterada e controlada por pessoas que você não vê e governado por regras que você nem conhece (quantos de nós realmente lêem as letras pequenas?).

Na Conferência Mundial de Blockchain de 2017 em Londres duas coisas ficaram claras. Em primeiro lugar, havia um grande entusiasmo sobre as criptomoedas e essa empolgação esta crescendo rapidamente. Os organizadores disseram me que no ano anterior havia apenas 30 pessoas na conferência. Em 2017 eram bem mais de 300 até onde se podia ver. Em segundo lugar, acreditando ou não em criptomoedas, todos acreditavam que a blockchain transformaria o mundo.

Mesmo pessoas como Jamie Dimon, chefe da JP Morgan, que é um crítico feroz doBitcoin, está investindo fortemente na blockchain, por causa das muitas aplicaçõesda blockchain e o potencial que ele tem para revolucionar a maioria das indústrias, incluindo a sua própria.

4 visualizações0 comentário